quinta-feira, 10 de maio de 2012

Apiacá, Escola de Tempo Integral, primeira do Estado do Espírito Santo na zona rural.

    A Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldir Monteiro de Barros na localidade do Batatal, zona rural a mais ou menos 30km do município de Apiacá, iniciou no ano de 2010 o Projeto de atividades complementares em Tempo Integral, visando melhor qualidade de ensino aos alunos, oferecendo a oportunidade para que eles aprendam informática, levando-os a terem um bom conhecimento e dominando a tecnologia.
    Com o objetivo de melhorar a qualidade da Educação no município, priorizando, inicialmente, áreas em que se encontram crianças e adolescentes em risco social, propiciando reais oportunidades de acesso a uma formação integral do educando.
    Atualmente, 95 alunos são beneficiados. Segundo a Secretária Interina de Educação do Município, Marcia Maria de Almeida, a iniciativa contribui para uma maior qualidade de ensino e ajuda no resgate da autoestima e dos valos morais e educacionais. Além disso, oferecem oportunidades iguais de acesso a uma educação de qualidade. “A permanência dos estudantes na escola favorece o exercício pleno da cidadania, assistindo-os integralmente em suas necessidades básicas e na capacitação para a aprendizagem, na apropriação do conhecimento e na geração de oportunidades de um futuro mais digno e promissor para essas crianças”, afirma.
    São oferecidos também, aula de artesanato, música, dança, inglês, educação física, reforço de matemática e português, aos alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.
    É com grande entusiasmo que os alunos dedicam-se as aulas de Informática, demonstrando grande interesse e dedicação a nova disciplina, pois através dela podem conhecer o grande universo tecnológico, levando os alunos da zona rural para um futuro no qual eles nem imaginavam.
    Os computadores foram adquiridos graças a parceria do Município com o governo federal no Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), a escola conta com dez computadores e um profissional para atender a 95 alunos, é pouco visto a demanda, mas as aulas e visitações são divididas por grupos, os programas e informações passadas são acerca da: Informática básica, Linux educacional e tecnologia educacional. Devido também a distância da sede, não contam com internet no momento.
    É um sonho que está sendo realizado nessa pequena localidade, onde esses alunos poderão contar com um futuro diferente de seus pais, que não tiveram a mesma ou nenhuma oportunidade.

5 comentários:

  1. É muito bom sabermos que há projetos que estão dando certo, como este que você publicou. Nem tudo está perdido. A Educação, quando levada a sério, produz frutos em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua notícia!
    Estudar em tempo integral com certeza fará toda a diferença na vida escolar e social de cada uma dessas crianças. Temos muitas disciplinas interessantes, como música, artes, informática, que não fazem parte do currículo de muitas escolas, pois o tempo do aluno na escola é curto e essa escola em tempo integral aborda essas disciplinas que com certeza farão toda diferença na formação do aluno.

    ResponderExcluir
  3. Interessante sua notícia!
    A permanência do aluno em tempo integral na escola é de grande importância, pois enquanto os alunos estão na escola aprendendo as diversas disciplinas que você citou em sua notícia, eles não estão na rua correndo risco de ser mais um inserido na marginalidade.
    Esse resgate da autoestima que é proporcionado ao aluno, ajuda-o a se sentir inserido na sociedade.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Oi Thamara!Gostei da sua noticia.Que bom que a tecnologia esta chegando na zona rural,espero que continue e chegue em outros lugares mais distantes.

    ResponderExcluir
  5. Interessante sua notícia. A tecnologia está se expandindo cada vez mais, chegando até mesmo em zonas distantes, integrando cada vez mais pessoas nesse "mundo globalizado". Mas ressalto o grande numero de pessoas que ainda sofrem marginalização digital!

    ResponderExcluir